Thursday, March 17, 2005

Sim, voltamos! Pode chorar!

Levou tempo... muuuuuito tempo! Infindáveis negociações contratuais, dissidencias ideológicas, "brainstorms" diluvianos, pesquisas exaustivas, mas o dia chegou. Milhões de pedidos desesperados não poderiam ser ignorados, portanto, NOTICIAS DO FRONT faz enfim seu retono aos lares cibernéticos em sua terceira versão. (A segunda só teve 2 posts, eu sei)

Porfim, decidi abrir esse espaço com comentários sobre a sessão "cyber movie" inaugurada pelo Telecine Premium há alguns dias. Nela, filmes são exibidos com legendas em português de internet, permitindo ao espectador verdadeiros deleites de transgressão linguística, inovações ousadas que arrebatarão o português do novo milênio, encarnando-se em frases como "Vc é o loko da pizza?" (engraçado como "pizza" internauta nunca erra) ou "Axa que vai ganhar?", seguido de "O que vc axa?" Parece que a estratégia do Telecine é captar um público "teen" (ou seria "tim"?) que prefere usufruir horas de internet ou celular em "papos cabeça de bagre" a assistir televisão (decerto por este veículo midiático ter uma linguagem complexíssima e incompreensível demais para seus pobres intelectos em desenvolvimento). Portanto, em vez de buscar esforços para reintroduzir o aborrecente ao mundo dos homens, nossos experts de entretenimento e informação preferem adaptar a civilização ao macaco, transformando edifícios em árvores. Se a TV já era ruim antes, imagine como ficará depois!

Há, claro, quem defenda essa idéia além dos destinatários "Mc Donaldianos" em voga. O poeta Lêdo Ivo, membro da academia brasileira de letras, considera este apenas parte de um fenomeno natural que já se realiza, onde a linguagem será (ou está sendo) novamente reiventada, como sempre aconteceu.

Talvez eu já tenha virado um velho ranzinza, caquético e conservador quando considero isso tudo um absurdo, um passo gigante de uma mega-conspiração mercadológica mundial que pretende acabar com o sentido das coisas na cabeça das pessoas e criar vacas consumidoras cada vez mais dóceis, capazes apenas de "revolucionar" dentro de contextos pré-programados.

Bom... pelo menos não tenho esse "Telecine" aqui.

A mensagem acima foi feita com base em informações divulgadas pelo Jornal O GLOBO de 22/03/05, mas pesquisando pela net também encontrei um blog abordando o assunto. Quem quiser consultar, clicar em:

http://www.gardenal.org/inagaki/archives/2005/03/cyber_movie_o_d.html


Até daqui a pouco!



2 comments:

Anonymous said...

Realmente é indefensável essa escrita telegráfica que não deve fazer sucesso nem entre estenógrafos (PQP, ainda existem estenógrafos? :D).
Uso Internet desde os primórdios (1995!) e gosto das abreviações pra ganhar tempo, mas odeio, abomino, execro, tenho ojeriza a quem "ixcreve axim", assim como tenho horror ao famigerado "quer tc?". Não consigo ler fotologs por causa dessa linguagem idiota. Colocá-la na TV a cabo apenas legitima a imbecilização geral. Queria ver esse povo que "ixcreve axim" lendo Saramago ou Augusto dos Anjos...

De resto, gostei do blog! Só muda esse template, que não combina contigo! :) E o meu blog não fica escuro na minha tela, hehehe!

Luiz Mendes Junior said...

Eu gostaria de readquirir meu template original, mas precisaria de alguém que conhece html para adaptá-lo ao blogger