Saturday, December 22, 2007

Video-bomba: O dia em que a Globo encarou a CBF


Eis uma parceria forte e quase indissolúvel. Globo e CBF há muito caminham de mãos dadas. A emissora mantém a boa imagem da federação que, em contrapartida, facilita exclusividades de contrato e uma série de outros privilégios em relação a outros canais, e raros são os momentos em que essa aliança é quebrada ou arranhada, coisa que só ocorre, e de modo fugaz, quando o vexame da seleção atinge patamares clamorosos e a "rede líder de audiência" se vê obrigada a assumir posições junto à opinião pública para manter sua aura de credibilidade. Na esmagadora maioria dos casos, tal postura se resume a frívolos brados de indignação e pseudo-propostas de melhoria que só perduram na boca de seus porta-vozes até a maré revolta baixar. Depois disso, a festa volta, o ôba-ôba também e a aliança "Globo-Ricardo Teixeira" se refaz como se nada tivesse acontecido. Em 2006, após o fiasco da copa, foi assim, como noutras ocasiões ao longo da história da parceria, mas houve um período em que uma grande ruptura ameaçou eclodir, revelando, nos breves ensaios que fez antes de ser suprimida, a extensão do lixo escondido sob o tapete.

Era agosto de 2001, fase final das eliminatórias da copa. Nosso selecionado amargava um quarto lugar e grandes possibilidades de, pela primeira vez, ausentar-se do maior evento esportivo do planeta. O futebol brasileiro tinha crises de credibilidade e era investigado por uma CPI. A Rede Globo resolveu "agir" e dedicou uma edição inteira de seu Globo Reporter para denunciar as falcatruas de Ricardo Teixeira na CBF recém-descobertas pela CPI. Foi um choque. Podíamos saber que havia algo podre no reino da Dinamarca, mas não imaginávamos a extensão. O escândalo recém-publicado anunciava ares de coisa grande e cabeluda, uma possível guerra entre as duas entidades. Por algum motivo, entretanto, o tal conflito "anunciado" foi interrompido, e a Globo nunca mais tocou no assunto. A seleção ganhou sua vaga, a copa, e de lá para cá poucos lembram deste importantíssimo Globo Reporter que poderia iniciar um processo de exposição e reformulação de bastidores importantíssimo em nosso cenário futebolístico. A fita do programa permaneceu intocada e esquecida na sede da emissora até que alguém, de algum modo, a extraiu de lá e permitiu que Jorge Kajuru a divulgasse em seu site e em seu programa de TV que, infelizmente, não tem projeção nacional.

Você, amigo internauta, terá a chance de ver muito do que a CPI do futebol descobriu sobre Ricardo Teixeira e a CBF. Assista ao programa inteiro e tire suas próprias conclusões sobre a natureza e a extensão do que pode estar escondido nos bastidores dessa máquina de fazer dinheiro chamada Seleção Brasileira. E s
e a coisa andava assim em 2001, como estará agora?



Parabéns a Jorge Kajuru, responsável pela obtenção e divulgação do material


O vídeo está dividido em quatro partes e pode ser visto diretamente pelo youtube ou pelo site do jornalista.

Abaixo, os links diretos para cada uma dessas partes, sendo que a terceira e a quarta fornecem dados mais específicos sobre o que a CPI descobrira até então.

Parte 1
Parte 4


E você? Ainda é a favor de sediarmos a Copa de 2014?


3 comments:

Anonymous said...

Apenas um adendo um pouco fora desse texto que você escreveu... não sei o que você pensa do Juca Kfouri (você entende de futebol mais do que eu e está em melhores condições de julgar seu valor como jornalista), mas pessoalmente achei muito bacana o texto "O Brasil e a Golbalização" (http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2007-12-23_2007-12-29.html), principalmente na parte em que ele fala sobre a mercantilização do futebol, a "plastificação" das copas do mundo, e a analogia Zidane-Camus... vale a pena dar uma conferida no artigo, abraaaço

Rafael

Wagner Ponce said...

Meu blog está de volta!!!

Na boa, acho que tudo faz parte do mesmo saco de gatos...

Abraço!

Douglas Terenciano said...
This comment has been removed by the author.