Thursday, May 29, 2008

Críticos, críticas e criticados - Parte II



"Indiana Jones and the Kingdom of the Cristal Skull" parece seguir um pouco a lógica de "Speed Racer" em relação às recepções de crítica e público, ou seja, gente endeusando e rebaixando. Pablo Villaça odiou o filme. Rubem Ewald Filho e o bonequinho do globo adoraram. Uma pesquisa de público elaborada em cinemas americanos mostrou resultados similares: satisfação e decepção, confirmando a teoria do comentário de 10 de maio.

Meu papo sobre este novo Indiana ficará para a próxima postagem. O foco, porém, permanece em Cannes, onde Fernando Meirelles recebeu algumas críticas duras por seu filme "Blindness", baseado no livro de José Saramago. O escritor também pôde conferir a adaptação em Portugal, na companhia de Fernando, e concedeu um aval mais favorável. Tocante, aliás. Não é comum ver um autor do calibre dele aprovando uma adaptação cinematográfica de sua obra como neste caso. Seria ela uma crítica definitiva?

Acompanhe o momento em que Saramago termina de assistir "Blindness".



Visto isso, tudo parece meio resolvido na opinião do internauta. Saramago, que não é qualquer "zé roela", mas o escritor vivo de língua portuguesa mais respeitado do mundo (cuja obra em questão recebe igual reverência na cabeça de críticos como os que detrataram Blindness), aprovar o filme soa como uma certificado definitivo de que a adaptação é boa e faz jus a seu livro, independente do que digam terceiros, certo? Pode ser. A palavra do mestre tem peso, mas lembremos de casos em que autores ficaram felizes com filmes flagrantemente ruins tirados de suas obras, ou da implicância de Stephen King com "O Iluminado" de Kubrick e a satisfação deste escritor com a versão seguinte de 1997, que ajudou a produzir. Para críticos e cinéfilos em geral, o filme de Stanley ganha fácil de seu irmão póstumo.

Tais situações geralmente ocorrem quando há interferência direta do escritor sobre a adaptação, o que não foi o caso de Saramago em Blindness, ou seja, mais um pontinho para Fernando.

O texto a seguir foi tirado do blog de Luiz Carlos Mertem e relata o mesmo instante mostrado no vídeo, mas com uma parte da conversa entre Meirelles e Saramago que não havia sido filmada.

"CANNES - Havia pedido a Fernando Meirelles que me desse notícias sobre a exibição de 'Blindness' (Ensaio sobre a Cegueira) para o escritor José Saramago, autor do livro, sábado em Lisboa. Abri há pouco meus e-mails e encontrei o relato do Fernando sobre o que ocorreu. Ele me disse que na internet já vazou como foi a sessão, mas acho que Fernando, generoso como sempre, não vai ficar brabo comigo - perdoem-me o gauchês - se eu repassar para vocês uma partezinha do seu e-mail. Retirei tudo o que havia de mais pessoal, como comentários que ele me faz, e me centro no fato, tal como o viveu. Vamos lá:
`O resumo da história é que apesar de ter feito uma projeção muito escura e com um som ruim, ao acabar a sessão o Saramago estava muito emocionado e nós dois ficamos nos esforçando para não chorarmos juntos. Ele enxugou uma lágrima e eu num impulso beijei-lhe a testa. Foi muito emocionante. Com a voz embargada ele me disse que ao acabar de assistir ao filme se sentia tão feliz quanto no dia em que terminou de escrever Ensaio Sobre a Cegueira. Não precisava ouvir
mais nada mas perguntei sua opinião sobre alguns cortes que eu quero fazer na locução. Ele me pediu para não mexer em nada. Disse que o filme está muito preciso, nada falta e não existem excessos ou pompa. Ele gostou da economia do filme, especialmente na cena final. Simples, sem tentar criar momentos espetaculares ou recursos para acentuar a
emoção.'
Depois de vários dias sob pressão aqui em Cannes, com críticas divergentes e até contraditórias, acho que agora o Fernando relaxou. Bom para ele."




Coming next: Uma resenha sobre o filme Indiana Jones and the Kingdom of the Cristal Skull. Aguarde.


4 comments:

Anonymous said...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.

Anonymous said...

Ainda não assisti Indiana, mas escuto muito mais prós do que contras. Vou acessar o vídeo no YouTube que vc sugeriu, nao pela feiosa da Glória Maria e sim pelo meu eterno ídolo Fred Mercury.

Marcelo said...

o filme nem deve ser bom, heh

blindess eh o brasil -sil - sil

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.