Wednesday, July 30, 2008

Turma da Mônica adolescente



Pois é, de vez em quando os personagens dos quadrinhos crescem ou envelhecem. Após quase 40 anos de meninice, a turma da Mônica enfim chegou à puberdade. Maurício de Souza e a Panini Comics lançarão uma nova linha de histórias onde os personagens de maior sucesso do quadrinho infanto-juvenil brasileiro deixarão de ser crianças para encarar conflitos típicos da fase "teen". Mônica perderá o visual de baixinha e gorducha, ficará gostosa, mas continuará dentuça. Magali terá a fome de sempre, mas suas novas preocupações com o visual a colocarão na paranóia do controle alimentar. Mal consigo imaginá-la de dieta. Cascão, acredite, tomará banho de vez em quando, usará brinco e será adepto de esportes radicais enquanto Cebolinha não mais trocará os Rs pelos Ls, exceto em momentos de estresse, pois contou com a ajuda de uma fonoaudióloga. Seus planos de mandar na rua darão lugar a projetos de influência mais globalizada. A HQ seguirá um estilo semi-mangá e tocará em assuntos como namoro, sexo e drogas. Outras figuras já conhecidas também aparecerão como adolescentes ou adultos.

É engraçada essa coisa de personagens de desenho e quadrinhos que não envelhecem nunca, mas comumente trazem em suas concepções as marcas registradas do período em que foram concebidos, ainda que procurem se conectar aos novos tempos. Faz quase dez anos que não leio histórias da turminha, mas até então aquela galera da Tina e do Rolo ainda tinha a cara da juventude 70 e 80. No caso dos super-heróis, a coisa fica mais estranha quando se estabelece uma linha cronológica dentro da saga do personagem onde este foi jovem nos anos 60 e vira um "trintão" nos 90. Bart e Lisa Simpson também são crianças há quase vinte anos. A idéia de uma turma da Mônica adolescente já circula na mente dos fãs há "séculos" e ocorreria cedo ou tarde, embora, admitamos, represente um passo arriscado que às vezes me faz lembrar daquele cachorrinho politicamente-correto que entrou no desenho do comichão e coçadinha e logo foi rejeitado pelo público. Alguém lembra dele?



Em 2001, quando elaborava roteiros para um programa satírico de rádio na faculdade, também pensei na idéia da turma da Mônica adolescente. Felizmente, essa aspiração jamais saiu do papel, mas caso o projeto de Maurício com a Panini fracasse, e ele precise de um plano B, uma proposta, digamos, mais ousada, temos um pré-roteiro no forno.

Para baixá-lo, clique aqui



No comments: