Sunday, March 09, 2008

Os números da vergonha



Uma das mais recentes atrações previstas para o cinema, e já em cartaz no youtube, é o filme Sicko, de Michael Moore (ver trailer), que critica o sistema de saúde dos Estados Unidos, expondo suas deficiências e as sacanagens inerentes à única rede de atendimento hospitalar do ocidente desprovida de um serviço público, e também as perniciosas relações entre governo e empresas seguradoras que costumeiramente deixam clientes de planos privados na mão; sem atendimento.

Uma das cenas mais marcantes do trailer mostra os Estados Unidos, hoje nação mais rica do planeta, ocupando a trigésima sétima posição no ranking dos melhores sistemas de saúde do mundo, ligeiramente a frente da... Eslovênia. Concordo que é uma revelação de levantar os cabelos, mas aí fiquei pensando em qual seria a posição do Brasil nesse mesmo ranking. Estaria ele um pouquinho abaixo de Cuba e Bahrein, que aparecem logo atrás da Eslovênia? Por que não, se o Chile, que não é nem a primeira e nem a segunda maior economia da América Latina, vem em trigésimo terceiro?

Pois bem... não resisti à tentação e procurei o site que aparece no filme para ver a colocação do famigerado sistema de saúde tupiniquim neste ranking. "Sicko" levanta o desparate entre os Estados Unidos serem a nação mais rica do mundo em termos de produto interno bruto e ocuparem apenas a trigésima sétima posição da lista. O Brasil é hoje o oitavo colocado entre os maiores PIBs do planeta. Quer saber nossa posição no ranking mundial da saúde?


Chore aqui!




"Não fique assim! Veja pelo lado positivo. Podíamos estar morando na China ou na Rússia!"


4 comments:

Anonymous said...

Tbm gostei do seu blog, ele é desses do tipo que conteúdo original. Olha, lá no meu blog eu uso banners fornecido por parceiros para trocar links. Vi no seu blog que vc só usa links. Então façamos assim: Vc me linka (PsychoBlog - www.psychoblog.com.br) e eu boto uma banner seu no meu blog. Se vc nao tiver banner, me avise que faço um rapinho pra vc lá, mas se tiver banner me envie pelo end. bebeoleo@hotmail.com me diga o caminho da imagem na Net.

Anonymous said...

Banner já colocado, parceiro.

Phernando Faglianostra said...

Ufa! Ainda bem que não moramos na Bolívia...

Anonymous said...

Thanks for writing this.