Wednesday, October 17, 2007

DNA racista ???

Pelo menos é a opinião do prêmio nobel em medicina e pioneiro no trabalho de deciframento do genoma humano James Watson, expressa recentemente ao jornal inglês "Sunday Times". Segundo o cientista, negros são sim menos inteligentes do que brancos.

A comunidade científica está chocada e acusa Watson de se deixar levar por preconceitos pessoais e de não ter provas concretas para tal afirmação. Há grandes espectativas para a primeira de uma série de palestras suas a serem dadas na Grã Bretanha a partir de quinta-feira. A declaração volta a acender uma polêmica que havia sido reforçada 13 anos antes pelo livro "The Bell curve" do analista político americano Charles Murray e já se mostrava extinta dos debates científicos.

Não entendo xongas de genética (salvo aquela besteira do terceiro ano). O que minha experiência pessoal mostra é que negros podem ser tão inteligentes ou estúpidos ou medianos quanto brancos, índios ou amarelos. Quantos brancos inteligentes você conhece? Muitos, imagino. E burros? Também, certo? E instáveis emocionalmente? E estáveis? Não sei... não opino enfaticamente em assunto do qual não entendo, mas por que tanta gente insiste em achar que os negros não podem ser tão variantes entre si quanto são os brancos? Bom... melhor deixar que os geneticistas resolvam esse pepino. Quem quiser saber detalhes sobre a polêmica, basta clicar aqui.


3 comments:

Marcio CS said...

Se preocupa nao q eu nao parei de vez... hehehe... Meu micro deu problema em casa, to enrolado com outras coisas... mas em breve tem mais post la...
Abraço...

Anonymous said...

Não tem cientista que vá conseguir me convencer desta tese (a de que existem raças mais inteligentes do que outras), faloow

Phernando Faglianostra said...

Complicado mesmo comentar isso aí... Prefiro esperar o replay

abraço!