Friday, November 23, 2007

Filme oficial da copa de 1986

Olá.

Se você gosta de futebol, já deve ter visto ou ouvido falar de
Todos os Corações do Mundo, documentário oficial da FIFA sobre a copa de 1994 que ilustra o retrospecto das melhores seleções do torneio com imagens de bastidores, entrevistas, tomadas "em close" dos jogadores e de tudo mais sobre o espetáculo.



Vendo este filme, muito bom por sinal, muitos se perguntam se não haveria outras produções oficiais de copas do mundo. "Cadê o filme de 2002?", "E o de 2006?","Por que não fizeram?", "Se fizeram, por que não passou no cinema e não tem em locadora?". Eu, pelo menos, remoí essa dúvida por um tempo. Quem tem SPORTV em casa há mais de dois anos sabe que estes filmes existem para cada mundial desde 58 e não são fáceis de achar na rede. Talvez o motivo de boa parte deles não ocuparem as prateleiras das locadoras seja um misto entre desinteresse das distribuidoras e o fato deles não serem tão bons quanto a versão de 94. Pessoalmente, não posso emitir opinão, porque, além deste filme oficial, só vi outros dois até agora. A constatação parte exclusivamente de comentários que andei pesquisando.

Aos curiosos, um achado no youtube: O Filme oficial da copa de 1986, intitulado "HERO", com narração de Michael Caine. Não chega perto da obra-prima de 94, e a qualidade das imagens do aquivo poderia ser um pouco melhor, mas vale para matar saudade de alguns lances e ídolos. O vídeo abaixo constitui a primeira de cinco partes que compõem o filme. Todas devidamente postadas. Os links para as partes 2, 3, 4 e 5, você encontra respectivamente
aqui, aqui, aqui e aqui. Infelizmente, não há legendas em português.



Nota póstuma do blogueiro (5/5/2008): Ao recém chegado a esta matéria do blog, fica óbvio que o referido filme foi retirado do ar. Todavia, outros dois filmes oficiais de copa do mundo, respectivamente os de 1982 e 1990, já se encontam disponíveis no youtube. Para acessá-los, clique nos links abaixo. Cada um deles o levará a uma matéria como esta contendo os links para todas as partes do filme.


Acessar filme oficial da copa de 1982

Acessar filme oficial da copa de 1990




4 comments:

Marcio Hi-Tech said...

Você sempre comentou sobre onde estariam essas outras obras. Viva a internet, viva YouTube! rs
Uma pena que daki do trabalho o acesso é bloqueado mas qd chegar em casa dou uma olhadela.
Abs

Marcelo said...

eu lembro q chorei quando o zico perdeu o penalti
to ficando velho
e agora vc tm q por o link das outras hehehe

Surfista said...

O filme oficial da Copa de 2006 tem passado na HBO. É legal, mas não se compara a "Todos os corações do mundo". Nem o documentário da FIFA sobre as histórias das Copas é tããão bacana. Nessa hora você valoriza o poder de um bom texto e isso o filme de 1994 tem de expoente. Quero muito ver esse da Copa de 1986.

Anonymous said...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David