Sunday, April 01, 2007

Sobre o gol 1000 de Romário

São exatamente 17:28h de domingo, primeiro de abril, enquanto escrevo. Daqui a alguns minutos, Vasco e Botafogo se enfrentarão pela taça Rio e Romário terá a oportunidade de marcar seu milésimo gol como jogador desde os tempos em que pertencia às categorias de base. Para muitos, a data justifica a controvérsia acerca do marco, visto que, diferentemente de Pelé, a lista do baixinho conta com gols anteriores à sua profissionalização no esporte.
Discussões a parte, até porque, bem ou mal, Romário também está a três gols de bater pelé em "tentos" oficiais (leia-se, aqueles marcados em jogos profissionais por competições validadas pela FIFA). A questão que coloco aqui é outra; uma pergunta constantemente feita entre comentaristas e esportistas, geralmente dirigidas à goleiros. Seria uma honra ou uma vergonha tomar este milésimo gol? "Você" (no caso, um goleiro, ou mesmo um cidadão comum colocando-se hipoteticamente como um arqueiro) gostaria de tomar este milésimo gol? Sentiria-se honrado?
Tenho ouvido sims e nãos - mais nãos do que sims por parte dos goleiros - mas até agora não vi ninguém responder da forma (elementar até, entre outras igualmente elementares) com a qual eu responderia se colocado na situação por que passará o pobre (ou feliz) Julio Cesar. Seria uma honra tomar este milésimo gol? Seria algo bom, já que meu nome ficaria eternamente lembrado e associado a esta marca e ao momento em que ela foi concebida?

Como ex goleiro de pelada (ha, ha, ha) eu diria que seria uma honra tomar este gol se ele não surgisse de uma falha minha. Tomar um frango no milésimo gol de Romário talvez significasse (especialmente no caso de um goleiro que não conseguisse grande fama pelos próprios méritos) ficar marcado por um erro, SER este erro, profissionalmente falando. Para Julio Cesar (goleiro ainda novo e ainda anônimo), seria deveras importante tomar esse milésimo gol, mas sendo ele indefensável (ou quase), de preferencia bonito (com direito a uma bela ponte do jovem arqueiro), sem humilhações, sem frangos, sem micos. Nesse caso, sim, eu consideraria uma honra esta marca. Do contrario, melhor deixá-la para outro.

3 comments:

Anonymous said...

Oi... eu adoraria ser o goleiro do gol 1000 do Romário (e entrar para a história do futebol). Alguém aí lembra quem era o goleiro do gol 999 ou 1001 do Pelé? Alguém lembra quem era o do gol 1000? Ok... mas além de ter tomado o milésimo gol o que o Andrada fez? Não sabe... da mesma maneira que não sabe quem foi o goleiro do gol 999 ou 1001. E quantas vezes já viu alguém discutir se o Andrada falhou no gol... o cara era tão ruim que não conseguiu nem pular no canto certo para aparecer na foto!!!

Luiz Mendes Junior said...

he, he, he... Penalty é tranquilo. Sinistro é um peru debaixo das pernas ou uma mão de quiabo na hora do cruzamento.

Anonymous said...

A marca só é boa para o Romário, que já encheu a paciência com essa cruzada em busca do milésimo gol. A imprensa esportiva brasileira, atualmente medíocre, encampou a empreitada do baixinho porque não tem nada melhor para dar audiência.

Quanto ao goleiro, sempre me lembro do Barbosa...