Saturday, October 06, 2007

Ovelhas por opção

A vida às vezes ensina, e de diversas formas. Se conseguimos decifrar entrelinhas em eventos banais, podemos aprender rápido e sem dor, sorvendo cada ensinamento em doses homeopáticas mas constantes. Há casos, porém, em que a vida nos passa uma rasteira, nos dá uma porrada, e aprendemos da pior forma, pagando alto por uma lição valiosa. O ruim é que tem gente que nem assim consegue aprender e passa toda uma existência apanhando de graça.

Mas mulher de malandro existe em todo lugar, não é?

Bom... não sei se Esopo ou algum contemporâneo dele escreveu algo parecido. Se sim, fez melhor do que eu, porque não tenho muita manha com estorias desse tipo, mas lá vai nosso "momento auto-ajuda" da semana.




Era uma vez um cão, que não era forte como o lobo, mas tinha com ele uma relação estável e um certo senso de esperteza.

Tinha também uma amiga ovelha, inteligente mas muito ingênua, uma ovelha que sonhava em ser grande, em sair de seu rebanho; que vivia de sonhos e fantasias.

Um belo dia, ela conheceu o lobo, que lhe prometeu lindos mundos longe daquelas terras, um futuro belo e brilhante, e a ovelha começou a planejar este futuro, sonhando com as promessas que o lobo fazia.

Mas o cão gostava da ovelha e conhecia as artimanhas do lobo, que só queria devorá-la.

Assim, na intenção de ajudar, o cão alertou sua amiga ovelha, contou estórias de outras ovelhas igualmente enganadas pelo lobo. A ovelha, no entanto, em vez seguir os conselhos do cão, foi aflita contar ao lobo tudo o que ele dissera.

Conhecedor das fraquezas da ovelha, esperto e vivido, o lobo não perdeu sua compostura. Sabia que a coitada só procurava palavras de conforto para restaurar suas ilusões, e aquela insegurança logo foi tranqüilizada quando o lobo a convenceu de que o cão mentia por inveja dele.

No fim, a ovelha acreditou, passou a odiar o cão e o lobo deu nele uma surra.


Moral da estória: Às vezes é melhor deixar um babaca se fuder do que desfazer suas ilusões, por mais amigo seu que ele seja.



Se você é uma ovelha ou tem uma amiga ovelha, pense nisso.





6 comments:

Mamãe de primeira viagem said...

oi Luiz!!! Entrei aqui pela comunidade Jornalistas Blogueiros, na intenção de ler o texto sobe o futebol feminino, que está muito bom... Aí li o da ovelha também.. Sabe, eu tenho uma amiga ovelha, que terminou com o namorado, o lobo... Daí eu apoiei minha amiga, mas um dia ela voltou com o lobo e eu fiquei como a chata da história. Eu só sei que não me meto mais em confusões amorosas de ninguém!!!Aprendi a deixar as ovelhas apanharem!!
Ótimo blog! Abraços!

Marcio CS said...

Muito boa a história... hehehe... pode se aplicar a muita gente mesmo...
Abração...

Mamãe de primeira viagem said...

voltei...é, realmente eu tinha lido somente o outro texto, porém não resisti e voltei para ler o texto das guerreiras... é, tomara que imprensa, patrocinadores e torcida não se movam por títulos das brasileiras e sim pelo talento, força, raça, pois isso elas tem de sobra....

Marcelo said...

eu diria q a moral da historia eh SEMPRE deixar os outros se fuderem, pois o pior cego eh akele q nao ve

Unknown said...

Rapaz, eu cansei de alertar ovelhas sobre lobos inescrupulosos. Mas cansei mesmo! E o pior: ovelhas de lã reluzente, bem alimentadas, de rebanhos estáveis e que sempre moraram nos melhores pastos. Porém, não adianta.

Por isso, eu também sou partidário do "se fode aí".

Abs!

Phernando Faglianostra said...

Melhor do que deixar as ovelhas se arrebentarem é VOCÊ ser o lobo, pois é quem mais tem valor hoje em dia.